domingo, 30 de agosto de 2009

Ácido clorídrico, bulimia, anorexia e dentes

Um dente saudável é recoberto por uma camada de esmalte que protege seu interior. Esse esmalte contém uma substância chamada hidroxiapatita (Ca10(PO4)6(OH)2). Apesar de dura e resistente, a hidroxiapatita tem íons hidróxido (OH-) na sua composição, que a tornam muito sensível ao ataque de ácidos (substâncias fornecedoras de íons H+).

H+ e OH- se adoram. Um não pode ver o outro, que imediatamente reagem. Por isso a saliva ácida (rica em íons H+) acaba prejudicando o esmalte dos dentes.

Quando uma pessoa vomita, o suco gástrico, que contém ácido clorídrico -um tremendo produtor de íons H+-, vai parar na boca. Detalhe: o suco gástrico é cerca de 100 mil vezes mais ácido que a saliva.

O dentista pode ser o primeiro profissional a notar que uma pessoa tem bulimia e, em casos mais raros, até mesmo anorexia. Realmente é curioso, porém simples de entender. Pessoas que sofrem de bulimia ingerem grande quantidade de alimentos de maneira compulsiva e, logo em seguida, vomitam. O alimento que vem do estômago tem um pH muito baixo devido a presença do ácido clorídrico, que é produzido pelo próprio estômago. Quando esse ácido entra em contato com os dentes, que são mineralizados, o efeito é semelhante ao das bactérias que provocam a cárie e os desgastam.

Nesses casos, os dentes não ficam pretos e com buracos. Eles ficam com uma coloração amarelada e um aspecto desgastado. O ácido é tão forte que é capaz de desgastar o esmalte dentário, que é o tecido mais exposto. O esmalte é o tecido mais duro do corpo humano e um dos mais duros da natureza.

Na anorexia, o processo é diferente, mas os dentes também sofrem. Nessa situação, as pessoas deixam de comer e a falta de alimentos provoca o enfraquecimento. Nessas condições, o organismo começa a consumir nutrientes do próprio corpo para manter suas atividades vitais. Entre esses minerais está o cálcio que é removido de todos os ossos do corpo. Nesses casos, acontece uma condição semelhante a osteoporose. Os ossos ficam enfraquecidos. Inclusive os ossos onde os dentes estão implantados, que são a maxila e a mandíbula. Em casos mais graves, pode até mesmo acontecer de a pessoa perder os dentes.

A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares provocados por alterações psicológicas. A anorexia, geralmente, ocorre em mulheres adolescentes. Elas têm a impressão de que são gordas e ficam angustiadas. Isso provoca uma obsessão pelo emagrecimento. Em homens, essa doença é mais rara.

Outra curiosidade da anorexia é que, devido a questões sociais relacionadas a estética, essa doença é característica do Ocidente. Ela preocupa muito até mesmo porque pode matar. Cerca de 15% das pessoas que adquirem anorexia, morrem. A bulimia também é mais comum em mulheres. Porém, ela costuma acontecer depois da adolescência. Como na anorexia, além das causas psicológicas, os fatores culturais também têm um importante papel no desenvolvimento dessa doença.

Além dos problemas nos dentes, essas duas doenças causam vários outros riscos para a saúde. Pacientes nessas condições apresentam problemas cardiovasculares como pressão arterial baixa, inflamações na garganta, nas glândulas salivares e mucosa bucal, dores de cabeça e anemia, entre outros. Esses problemas estão relacionados a ausência de alguns nutrientes no corpo humano.

A condição de saúde bucal de uma pessoa é o melhor parâmetro para se saber como está sua saúde geral e a qualidade de vida. É extremamente difícil uma doença sistêmica que não tenha apresentação na boca das pessoas como podemos observar nos casos da bulimia e da anorexia. Nas doenças que se apresentam de forma crônica, é comum os primeiros sinais clínicos delas aparecerem na boca. O dentista tem uma responsabilidade muito grande em reconhecer as alterações provocadas por doenças sistêmicas que acontecem na cavidade bucal. Afinal, são eles que podem diagnosticar doenças sérias em estágio inicial de desenvolvimento. E, em qualquer tipo de doença, quanto antes o diagnóstico for feito, mais fácil é o tratamento.

Fontes: http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2767u16.jhtm

http://www.astralbr.org/noticias/node/388

Aluna: Flávia Gomes Silveira nº:. 14



Nenhum comentário:

Postar um comentário